Jornadas "Pensar a Tauromaquia em Portugal"

22-10-2012 21:12

 

 

Entre 19 e 20 de Outubro, decorreram no auditório do Município do Sabugal, as Jornadas “ Pensar a Tauromaquia em Portugal”. Para esse efeito, marcaram presença distintos intervenientes ligados de uma forma ou outra à tauromaquia nacional, bem como, reconhecidos autarcas do País, que devido á sua implantação geográfica, representam muitos milhares de aficionados.

No primeiro dia, a Capeia Arraiana foi dada a conhecer a todos os desconhecedores daquele festejo popular taurino, onde não faltou o debate de ideias com algumas intervenções positivas e bem genuínas. Já no segundo dia, apresentaram-se diversas tradições populares tauromáquicas, tais como as picarias de Coruche, as touradas à corda da Ilha Terceira ou as varas largas de Alter do Chão. Até as Chegas de Bois de Montalegre foram dadas a conhecer pela devida Autarquia. A PRÓTOIRO também marcou presença, com uma apresentação que revela estar no caminho certo, no que toca à defesa da Tauromaquia nacional. No final, e em tempo de conclusão das jornadas, todos os participantes enalteceram a organização (Câmara Municipal do Sabugal), bem como deram a entender, que aquelas jornadas serviram de ponto de partida para mais eventos do estilo, no Sabugal ou em outro Município com cariz Tauromáquico.

Apesar deste importante evento ter sido bem divulgado, a comparência de público local foi escassa, num Município que se diz tão aficionado, como o Sabugal. Nos dias de hoje, qualquer cultura local que gere controvérsia entre as demais, terá primeiro que tudo, de saber justificar teoricamente a sua doutrina popular, para depois a poder por em prática. Caso contrário, terá os anos contados numa sociedade democratizada, cada vez mais avessa aos aspectos alheios das rotinas urbanas. No que toca à Capeia Arraiana enquanto cultura popular tauromaquica, a Câmara Municipal do Sabugal desempenhou o seu papel de forma exemplar, ao dar-lhe um estatuto de património cultural imaterial. Por esse mesmo motivo, merecia sala cheia.